Segundo denúncia, cerca de 14 mil litros foram descartados irregularmente.
Produtos podem contaminar o solo e atingir nascentes, diz fiscal.
Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu na tarde desta quinta-feira (30) embalagens de agrotóxicos descartados de forma irregular em uma fazendo no município de Luiz Antônio (SP). Com a ajuda de uma retroescavadeira, a equipe encontrou os defensivos agrícolas enterrados em buracos de até dois metros. Ninguém foi preso.
Segundo o agente ambiental de fiscalização Celso Luiz Ambrósio, o Ibama recebeu uma denúncia de que haveria entre 10 e 14 mil litros de agrotóxicos descartados irregularmente na fazenda Capão da Cruz, onde funciona a filial da empresa Capin - Comércio Agrícola Pecuária Industrial Ltda.
Acompanhados por oficiais de Justiça, os agentes foram até a fazenda com uma ordem de busca e apreensão. Uma retroescavadeira foi usada para cavar a área. “Procedemos a uma diligência no local, fizemos a escavação e constamos que realmente havia agrotóxico enterrado”, afirma Ambrósio.
No local, segundo os fiscais, foi constatado que parte das embalagens estava com a data de validade vencida. De acordo com Ambrósio, os produtos podem contaminar o solo e atingir nascentes. Após o vencimento, os vasilhames devem ser enviados de volta ao fabricante, para que a empresa responsável faça o descarte correto.
Em nota, a Capin informou que não foi a responsável e que desconhece quem tenha feito o descarte irregular, uma vez que sua propriedade possui mais de 9 mil hectares sem cercas de divisa, o que a torna de fácil acesso. Segundo a empresa, as autoridades policiais estão recebendo toda a colaboração necessária para que o crime seja esclarecido.
Até o início da noite, o Ibama não havia contabilizado a quantidade de material apreendido.
fonte Do G1 Ribeirão e Franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário