Montante encontrado representa a maior apreensão da espécie acapu no Estado
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da Operação Rotina, apreendeu 1.200 m³ de estacas, mourões e barrotes de acapu (Vouacapoua americana) no município de Moju, nordeste do Pará. A carga ilegal, que estava às margens do rio da região, foi recuperada devido à uma denúncia recebida pela Ouvidoria do Ibama.
A madeira encontrada está na lista de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção, assim, o corte e a comercialização são proibidos conforme prevê a Portaria MMA nº433/2014. Os responsáveis pelo crime ambiental ainda não foram identificados e o valor estimado da multa é de R$ 360.000,00.
“Os ilícitos ambientais são combatidos a cada operação e, com mais esta ação, o Ibama confirma o compromisso com a preservação ambiental na Amazônia”, conclui o Superintendente do Ibama no Pará, Rafael Ângelo Juliano. Essa é a maior apreensão de acapu realizada no Estado do Pará.
Neste primeiro momento, a madeira será doada às secretarias municipais de meio ambiente, que deverão direcionar o material às iniciativas de ação social que ocorrem em cada área.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social do Ibama
Nenhum comentário:
Postar um comentário