Evento em Goiânia marca avanço na reabilitação da fauna silvestre e consolida parcerias para a preservação do Cerrado
- Foto: Ibama/Cetas/GO
Em celebração ao seu 36º aniversário, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) inaugura em Goiás, um moderno laboratório de genética. Um marco na reabilitação da fauna silvestre e aplicação da ciência para a conservação da biodiversidade brasileira.
Com investimento de aproximadamente R$ 810 mil, a estrutura do laboratório viabilizada por meio da conversão de multas ambientais, possibilitará a extração de DNA para a composição de um banco de germoplasma* para a fauna silvestre reabilitada pelo Ibama e diagnóstico preciso e em tempo real de doenças e zoonoses que acometem a fauna silvestre.
“Nós celebramos nossa missão de proteger o meio ambiente e garantir o uso sustentável dos recursos naturais do Brasil. Essa inauguração reforça os avanços que teremos na reabilitação da fauna silvestre", destaca Nelson Galvão, superintendente do Ibama Goiás.
Parceria inovadora com a Ecovias do Araguaia
A Ecovias do Araguaia, concessionária responsável pelas rodovias BRs-153, 414 e 080, entre Anápolis e Porangatu, firmou um acordo de cooperação técnica com o Ibama por meio do Cetas (GO), que possibilitou ampliar o acolhimento e apoio à triagem de animais silvestres resgatados nessas vias. A parceria permitirá melhores condições para a reintegração dos animais silvestres resgatados em rodovias ao seu habitat.
Homenagem ao Cerrado
Além das inaugurações e parcerias, os 36 anos do Ibama também será marcado pela apresentação do painel "Há vida no Cerrado", criado pelo artista Fábio Gomes Trindade. A obra simboliza a riqueza e a importância do bioma, reforçando o compromisso com a sua preservação.
*Germoplasma: conjunto de material genético que caracteriza uma espécie, ou seja, uma população. Ele pode ser transmitido de geração para geração.
FONTE: Assessoria de Comunicação do Ibama
Nenhum comentário:
Postar um comentário