Brigadistas do Prevfogo em ação de combate aos incêndios - Foto: Mayangdi Inzaulgarat/Ibama
Em resposta ao aumento de incêndios florestais em 2024, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou novas medidas para 2025. A principal ação é a ampliação das contratações de brigadistas e a renovação tecnológica para reforçar a atuação do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
Pela primeira vez, parte dos brigadistas terá contratos de dois anos, garantindo a ampliação das ações preventivas no contexto do manejo integrado do fogo e eficiência nas operações, estando aptos para o pronto atendimento nos combates (150 profissionais). Ao todo, 2.600 profissionais integrarão a força-tarefa do Ibama, no total, o plano nacional envolve 231 brigadas federais — 116 do Ibama e 115 do ICMBio — e mais de 4.600 profissionais, um reforço de 25% em relação ao ano anterior. A renovação da frota inclui 57 veículos especializados para áreas de difícil acesso e a contratação de sete helicópteros AW119 Koala, que aumentam em 75% a capacidade de transporte aéreo e em 133% a quantidade de água lançada por voo.
O combate aos incêndios será intensificado por meio de novas tecnologias, incluindo monitoramento diário via satélite e infraestrutura ampliada. A Portaria MMA nº 1.327/2025, assinada em fevereiro, declara emergência ambiental com base em dados científicos sobre seca e vulnerabilidade e a Portaria Ibama nº 60/2025 autoriza a contratação emergencial de servidores temporários para atuar no Programa de Brigadas Federais do Prevfogo, o que fortalece as ações federais de Manejo Integrado do Fogo, com suporte legal.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social do Ibama
Nenhum comentário:
Postar um comentário