terça-feira, 10 de junho de 2025

Dia Mundial do Meio Ambiente tem plantio de mudas no PA

 

Brigadistas do Prevfogo/Ibama promoveram atividade simbólica com comunidade local



2025-06-09 Brigadista promovem plantio em base do Prevfogo no Pará.jpeg

Brigadista promovem plantio em base do Prevfogo no Pará - Foto: Divulgação/Ibama

 Um plantio de mudas de espécies nativas, coordenado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na última quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, envolveu comunidade no município de Santarém (PA).

2025-06-09 Ibama promove ação em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.jpeg
Ibama promove ação em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A ação, desenvolvida por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), ocorreu nos assentamentos Moju I e II, na comunidade Santo Antônio. Durante o curso de formação da 1ª Brigada do assentamento, foi iniciada uma conversa sobre o papel fundamental da preservação ambiental, destacando como o trabalho dos brigadistas no manejo integrado do fogo vai além do combate ao fogo: eles também devem ser agentes da consciência ecológica, multiplicadores de boas práticas e defensores da vida em todas as suas formas.

Por meio do plantio de mudas de espécies nativas da região, cada esquadrão assumiu uma missão simbólica e prática no cuidado das florestas. O local escolhido para esse gesto foi a área em frente a futura base do Prevfogo na comunidade, como um marco vivo do compromisso com a floresta e com as gerações que virão. Cada muda colocada na terra reforça o elo entre o saber técnico e o sentimento de pertencimento ao território, mostrando que a proteção da floresta começa de forma simples, com gestos que unem mãos, corações e solo fértil.

Agricultura familiar

O assentamento Moju, formado por cerca de 200 famílias que obtiveram seus Contratos de Concessão de Uso (CCU) e Cadastros da Agricultura Familiar (CAF-Pronaf), é voltado ao desenvolvimento sustentável. Seus moradores transformam o solo em alimento. Agora, somam forças à preservação ambiental como protagonistas de um novo capítulo na história da Amazônia paraense.


FONTE: Assessoria de Comunicação do Ibama

Nenhum comentário:

Postar um comentário