sexta-feira, 16 de março de 2012

Secretário-Geral da Rio+20 se diz otimista com preparativos para a Conferência

O Secretário-Geral da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), Sha Zukang, encerrou no último sábado (10/03) a missão ao Brasil elogiando o trabalho que está sendo feito para a realização da Rio+20. Durante quatro dias, o dirigente reuniu-se em Brasília e no Rio de Janeiro com autoridades brasileiras envolvidas no evento para finalizar, principalmente, os detalhes logísticos do encontro. O último compromisso da agenda, uma reunião entre representantes da ONU e do Comitê Nacional de Organização (CNO) da Rio+20, liderada pelo Ministro Laudemar Aguiar, ocorreu na capital fluminense.

Na oportunidade, Sha Zukang fez um balanço positivo da missão e de seus resultados. “Eu estou realmente tocado pela mobilização do Rio para a Conferência que será realizada no Brasil. O grau de entusiasmo e compromisso é extraordinário. A ONU chegou ao Brasil com uma série de questões em aberto; a maioria delas foi resolvida”, destacou Sha. Ele ainda informou que o Host Country Agreement (Acordo do País Anfitrião) deve ser finalizado em breve, e que o Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, espera que o documento seja assinado em uma reunião intersessional que ocorrerá ainda em março em Nova York. Este acordo firmado entre o Governo brasileiro e a ONU determina todos os aspectos de cooperação e logística para a realização da Conferência.

Na ocasião também foi anunciado que a bandeira da ONU será hasteada no Riocentro no dia 5 de junho em uma cerimônia oficial. A partir de então, até o final da Conferência, o Riocentro passará a ser considerado território da ONU.

Segundo Sha Zukang, o diálogo entre os representantes da ONU para a Conferência e os responsáveis pelo evento no Brasil tem sido excelente. “O esforço e a dedicação que estão sendo empregados pelo país para a realização da Rio+20 são impressionantes”, disse. Ele se disse confiante no sucesso da Conferência.

A Rio+20 promoverá discussões em sete áreas prioritárias: energia, alimentação e agricultura, emprego e sociedade inclusiva, cidades sustentáveis, água, oceanos e desastres naturais. Cerca de 50 mil pessoas são esperadas no evento, que será realizado de 20 a 22 de junho, no Riocentro. A expectativa dos organizadores é de que mais de 120 chefes de Estado estejam presentes para este Encontro de Cúpula. Segundo a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, mais de 70 delegações já confirmaram presença. Eventos paralelos devem ocorrer a partir do dia 13 de junho em locais específicos, com foco na participação da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário