domingo, 7 de abril de 2013

Conhecimento que vem do Campo

             MMA tem apoio das Emater para a       
        implantação do Cadastro Ambiental Rural






SOPHIA GEBRIM


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) quer fortalecer o processo de implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) com o apoio das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Nesta sexta-feira (22/03), o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Paulo Guilherme Cabral, participou da 44ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), e irá apresentar a Nova Lei Florestal, com destaque para o CAR e o Programa de Regularização Ambiental (PRA). O encontro, que acontece em Cabo de Santo Agostinho (PE), reúne todos os presidentes das Emater do Brasil.

 Melhorar a renda e a qualidade da produção agrícola são os objetivos da assistência técnica e extensão rural, serviço prestado aos agricultores por Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). “A participação do MMA nesse encontro é uma oportunidade para aproximar os órgãos de assistência técnica e extensão rural da legislação prevista no novo Código Florestal”, explica Cabral. Dessa forma, será promovido o envolvimento desses órgãos no apoio aos produtores familiares para elaborarem seus cadastros com posterior envio aos órgãos estaduais de meio ambiente, responsáveis pelo Cadastro Ambiental Rural, que conta com apoio técnico e operacional do Ministério do Meio Ambiente.
 


 
ALTERNATIVAS

O secretário acrescenta que, por meio das Emater, o MMA pretende envolver também os demais órgãos estaduais relacionados com a produção agropecuária, fundamental para efetivar a recuperação ambiental daqueles imóveis rurais que tenham passivo ambiental. “O encontro representa, ainda, oportunidade para desenvolver novas alternativas produtivas para os produtores rurais, que certamente demandarão assistência técnica para serem estimulados e orientados para a implantação, por exemplo, de sistemas agroflorestais para recomporem as áreas de preservação permanente e reserva legal”, acrescenta.
 

O Brasil possui 27 representações de Emater em todos os estados e no Distrito Federal. A capilaridade do serviço prestado por 26 mil técnicos, sendo que 16 mil atua diretamente no campo, foi destacada pelo presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Júlio Zoé de Brito, como ferramenta de apoio ao CAR. “Hoje os nossos técnicos atendem a mais de 12 milhões de trabalhadores rurais e a expectativa é que, com a mobilização e apoio deles, seja possível aperfeiçoar o processo de regularização de imóveis rurais”, disse.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário