quarta-feira, 19 de julho de 2023

Onde tem fogo, tem que que ter cuidado!

 

Está no ar a Campanha Pantanal sem Incêndios para chamar a atenção sobre o uso consciente do fogo


banner-site-principal-1344x515.jpg

        Campanha Pantanal sem Incêndios, alerta para os riscos de incêndios e esclarece sobre o uso consciente do fogo nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com o conceito central: "Pantanal sem incêndios. Onde tem fogo, tem que ter cuidado", a campanha foi lançada em 23 de junho, e é uma inciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com os governos estaduais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

        A iniciativa faz parte do Plano de ação para o manejo integrado do fogo no bioma Pantanal [LINK Plano de ação para o manejo integrado do fogo no bioma Pantanal ] , que visa contribuir para a redução significativa dos incêndios florestais. Elaborado pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, com apoio do MMA, do ICMBio, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo o Plano, as ações serão realizadas de forma integrada, buscando somar esforços das diferentes entidades atuantes no Pantanal, tanto governamentais, terceiro setor e sociedade civil.

    O Pantanal sofreu grandes incêndios florestais em 2020, quando aproximadamente 30% do bioma foi consumido pelo fogo causando impactos negativos à saúde, à biodiversidade e à economia. Os focos ocorreram, sobretudo, em zonas de vegetação natural e pastagem, afetando profundamente as áreas de conservação ambiental.

             Buscando se antecipar e evitar a repetição desse quadro, o Plano de Ação do Pantanal prevê três frentes de atuação: prevenção, preparação e combate ao fogo, visando evitar a ocorrência dos incêndios ou diminuir sua severidade; organizar as estruturas de pessoal, equipamentos e bases operacionais; e, em caso de incidentes, controlar e extinguir todos os focos de forma organizada, segura e eficiente.

        Assim, a Campanha Pantanal sem Incêndios faz parte das ações de prevenção e tem como objetivos sensibilizar a população do Pantanal sobre os riscos e consequências dos incêndios florestais; destacar a importância de seguir a legislação vigente, em especial a necessidade das autorizações de queima controlada serem solicitadas aos órgãos estaduais de meio ambiente; contribuir para a mudança de visão do papel do fogo junto as comunidades de modo a resgatar aspectos tradicionais do seu uso, e sobretudo, difundir como o fogo pode ser usado de maneira a trazer benefícios; contribuir para a prevenção de incêndios florestais e de queimadas sem autorização; difundir as principais ações e novos elementos que compõem a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo; e, por fim, contribuir para mobilização de entes da federação e entidades do setor.

            A Campanha irá atuar nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com ações de comunicação de amplo alcance, como rádio, TV, outdoors e carros de som; prevê a impressão de cartazes e filipetas educativas a serem divulgadas em escolas e instituições; e, ainda, uma grande divulgação nas redes sociais do Ibama e dos parceiros. A campanha está dividida em dois momentos específicos que são o de conscientização sobre os impactos e o de prevenção aos incêndios.

            A primeira fase da campanha busca conscientizar os produtores rurais de que a queima controlada no manejo da produção é uma prática integrada à cultura pantaneira, mas que deve ser realizada com autorização e orientações de órgãos estaduais oficiais. Além disso, são fornecidas recomendações de segurança, como não atear fogo em terrenos, quintais ou beiras de estradas.

        A segunda fase divulga a proibição das queimadas, que ocorrem no período mais seco do ano, cuja queima, inclusive a de manejo, é totalmente proibida. A campanha aborda ainda os efeitos do fogo, quando é feito de forma ilegal, no meio ambiente, na economia e na saúde.

        Estão diretamente envolvidos o Prevfogo sede e as coordenações do Prevfogo no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.


Acesse a Campanha 



FONTE: IBAMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário