quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Meio Ambiente e Cidadania, qual a semelhança?



             Iniciamos aqui, uma série de matérias relacionadas ao meio ambiente e o direito ambiental, a cada edição da revista uma matéria nova a fim de informar você sobre direitos e deveres ambientais será lançada, que poderá também ser acessada via digital em nosso blog, e hoje iniciamos com as semelhanças entre a cidadania e o meio ambiente, como incluir práticas cidadãs para preservar o meio ambiente.

            Cidadania é o vínculo jurídico entre o indivíduo e Estado, um conjunto de direitos e deveres que todo cidadão tem em uma sociedade, a cidadania tem como função, a contribuição para a construção de uma sociedade inclusiva, evoluída e melhor de se viver. Já o meio ambiente é local onde todos os seres estão inseridos, assim como as condições ambientais, físicas, químicas e biológicas deste ambiente.

            Mas qual a semelhança entre cidadania e meio ambiente? É simples! Faz parte dos direitos e deveres do cidadão a preservação do meio ambiente, pois essa é uma garantia de bem estar futuro, saúde e sobrevivência. A Constituição Federal Brasileira define diversas ações de conservação que são de responsabilidade do governo, no entanto devemos agir em comunhão, a fim defender e conservar o meio ambiente para que as futuras gerações possam usufruir de nosso ambiente.

            Cada indivíduo da sociedade é responsável pelo meio ambiente onde vive, onde causa impactos em menor ou maior grau, agindo com cidadania e respeitando todo o ambiente em que a sociedade está incluída. Combater a poluição e tornar o meio ambiente mais limpo gera diminuição de gastos por parte do governo podendo haver investimentos em outras áreas, o que fará a sociedade mais limpa e com mais recursos.

            Quando um plástico cai no rio, ele pode levar mais de cem anos para se decompor, além de destruir a organização de seres vivos daquele local, podendo levar a morte de animais aquáticos, influência em toda vida aquática, o que afetará também os seres humanos. As manifestações no meio ambiente causadas por seres humano estão gerando um preço alto em todo o planeta, que não mais está suportando, com isso estamos vendo com frequência enchentes, deslizamentos, invernos glaciais, altas temperaturas, tempo extremamente secos, furacões furiosos, entre tantas outras reações do planeta diante a falta de cuidado e respeito.

            Atitudes individuais e coletivas simples e cidadãs podem salvar o meio ambiente onde vivemos, tornando mais agradável e duradouro, um exemplo disso é o consumo consciente no dia a dia de todas as coisas ao nosso redor, assim como a conscientização e preservação do meio ambiente em que vivemos, a criação de hábitos conscientes como separação de lixo, gasto reduzido de água, não desmatando ou colocando a vida da fauna e flora em risco, e principalmente o cumprimento das leis e normas estabelecidas pelo Estado para a preservação do mesmo.

            Vale ressaltar, que como forma de coibir o não cuidado com o meio ambiente, o Estado criou sanções para punir os indivíduos que estão pouco a pouco destruindo de nosso ambiente, há diversos crimes ambientais previstos na legislação brasileira, dentre as sanções temos as administrativas, civis e até mesmo penais, como por exemplo multas, detenção, reclusão, ressarcimento do dano, entre outras.

            Se cada indivíduo fizer a sua parte, como um bom cidadão que zela e respeita a sociedade, o meio ambiente de todos será um lugar melhor para nós e para as gerações futuras.

 

  

Matéria por: Sândyla Brenda - Advogada 

em Parceria com o INAMA BRASIL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário