terça-feira, 1 de agosto de 2023

Equipe do Ibama embarca em ajuda humanitária para combate aos incêndios florestais no Canadá

 

O fogo já queimou mais de 3,3 milhões de hectares, superando 13 vezes a média dos últimos 10 anos.

O Ibama enviou, na sexta-feira dia 21/07/2023, equipe que integrará por 30 dias a missão humanitária para combate aos incêndios florestais que atingem o Canadá. Somados ao coordenador-geral da delegação do Brasil, serão 42 especialistas do Instituto dentre os 102 combatentes brasileiros.

A região atendida compreende as cidades de Chilliwack, Abbotsford e Prince George, na Columbia Britânica, que já teve mais de 3,3 milhões de hectares queimados pelo fogo descontrolado. Nesse contexto, foram selecionados 9 brigadistas indígenas da etnia Xerente, 10 quilombolas, além de profissionais que atuam em diferentes biomas, inclusive regiões montanhosas. Por ser um território com características distintas das encontradas no Brasil, buscou-se diversificar a linha de atuação para possibilitar um desempenho mais efetivo na atividade.

“O trabalho será importante para a troca de experiências entre os profissionais que trabalham em incêndios de grandes proporções. Quando se fala em ajuda, não há fronteiras. O fogo não fala inglês, francês ou português. E nós estamos muito felizes em poder ajudar, nesse momento, o Canadá que enfrenta um dos maiores incêndios florestais do país”, afirma o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

Esta, que será a maior missão humanitária já realizada pelo país, é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores e totalmente custeada pelo governo Canadense.

Profissionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); integrantes dos ministérios do Meio Ambiente e da Integração; tropas da Força Nacional de Segurança e bombeiros militares do Distrito Federal e de diversos estados do Brasil também fazem parte da comissão.


FONTE: IBAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário