sexta-feira, 3 de maio de 2013

ICMBio intercepta 1.200 m³ de madeira retirada de reserva
ApreensãoResexMédioPurus02
Brasília (22/04/2013) – Uma operação de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizada em conjunto com a Policia Militar do Amazonas, acaba de apreender 1.200 m³ de madeira, no município de Lábrea (AM). O produto era proveniente da Reserva Extrativista (Resex) do Médio Purus, gerida pelo ICMBio, e foi flagrado no rio em uma jangada com 163 toras da espécie assacu (Hura crepians).

Segundo o chefe da Resex, Henrique Gonçalves, as toras estavam sendo derrubadas desde o ano passado por moradores da própria reserva. “O ICMBio estava recolhendo informações e, desde então, sabia-se que a madeira seria compradas por uma pessoa da cidade que as reuniria em uma jangada. As toras estavam sendo escondidas às margens do rio Purus, num igapó”, declarou o chefe.

De acordo com Gonçalves, no início do mês foi confirmado que o comprador da madeira estava seguindo em direção à unidade de conservação (UC). "A nossa intenção era pegar o responsável com toda o material apreendido", disse o chefe da reserva. Assim, a equipe de fiscais das Resex Médio Purus e Ituxi, que também fica na região, saiu em campo, com o intuito de localiza a jangada.

O infrator estava em uma das embarcações que rebocava a jangada. Ele já havia recebido uma multa em 2011 por ter em depósito 25 árvores das espécies maçaranduba e piranheira, num total de 160 m³, também provenientes da Resex Médio Purus.

O próximo passo da operação será identificar as pessoas que derrubaram e venderam as toras sem autorização. "Apesar da derrubada ter sido feita pelos moradores da Resex, havia muitas pessoas indignadas com a situação e que foram muito importantes em todo processo que levou a fiscalização realizar a apreensão da madeira", declarou Henrique.

Segundo o chefe da Resex do Médio Purus, a operação teve grande repercussão na cidade. Lábrea possui 42 serrarias, sendo a maior parte sem licença de operação. Todas, sem exceção, trabalham com madeira ilegal.
Ainda segundo o chefe, não existe plano de manejo florestal para exploração de áreas próximas ao município. O único órgão ambiental na cidade é o ICMBio, a quem cabe fazer todas as ações de fiscalização quando se trata de prejuízo para a UC.

A Resex

A Reserva Extrativista Médio Purus foi criada em 8 de maio de 2008 e abrange uma área de 604.231 hectares é uma UC brasileira de uso sustentável da natureza localizadas no oeste do estado do Amazonas, nos municípios de Lábrea, Pauini e Tapauá. As principais atividades econômicas da Resex estão relacionadas ao uso tradicional da castanha, copaíba, andiroba, seringa, açaí, urucurí, bacaba e da pesca sustentável de várias espécies.

Fonte: ICMBIO

Por: Antônio Rogério - Diretor Executivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário